domingo, 12 de maio de 2013

Esparguete à carbonara…

…ou spaghetti alla carbonara.



Cá esta mais um prato envolvido em lendas e contradições sem se saber ao certo a origem dentro do seu país, a Itália.

Se formos ao encontro das origens do prato encontramos que o nome deriva de carvone, carvão, e este aponta para os carbinai, os homens que preparavam o carvão vegetal nos montes apeninos de região italiana da Úmbria. Mas encontramos também os que associam o nome à cor escura da pimenta recém moída e dos bocados de toucinho fumado. Depois aparecem os apontam a carbonara aos carbonari, sociedade secreta italiana. Mais recentemente entram em cena os soldados americanos durante a segunda guerra mundial acampados na Itália que nos intervalos da guerra, pediam nos restaurantes de Roma ovos, bacon e massa e serviam-lhes tudo isto separado e eles que se desenrascassem, claro que a fome era negra e para o tornarem mais saboroso, eles fartos de guerra, misturavam tudo.  
Outra fonte diz que o prato é de origem napolitana e vem das mãos do duque de Buonvicino Ippolito Cavalcanti, editor em 1837 do livro “A cozinha teórica e prática”. Dizem que nas primeiras edições do tal livro, já existiria uma receita muito parecida àquela que conhecemos hoje. No entanto, acho plausível que tenha sido depois da segunda guerra mundial que este prato te tornou popular, como de resto tantas outras coisas.

Mas a história diz-nos que o esparguete é conhecido desde o século xv quando os mercadores Pólo, de Nápoles, o trouxeram da China. A carne fumada é conhecida praticamente desde o paleolítico superior, pois era um meio de conservação e a coalha de leite é também muito primitiva. Ovos e azeite são conhecidos e utilizados há muitos séculos. As necessidades de nutrição e variedade associado à inventiva humana, terão misturado os ingredientes e com o decorrer do tempo surgiu este preparado que no fundo é simples, básico e económico.

Ingredientes para 1 pessoa

100 gr de massa, 80 gr de natas, 1 gema de ovo, 50 gr de bacon, 100 gr de cogumelos, ¼ de cebola, 1 dente de alho, 1 colher de sopa de leite, cebolinho picado, queijo ralado, azeite, sal e pimenta.

O ponto crítico deste prato está no equilíbrio entre a cozedura da massa e o preparado líquido.

Preparação

Refogar a cebola e o alho, em lume médio, adicionar o bacon finamente picado, e reservar até arrefecer.
Bater as natas e a gema de ovo. Cozer o esparguete em água temperada com um fio de azeite e seguindo as indicações do fabricante, mas o ponto de cozedura é de acordo à qualidade do esparguete; acima do ponto “al dente”.
Entre tanto juntar as natas e a gema batida ao refogado, e levar a lume médio para engrossar; adicionar uma colher ou duas colheres de sopa de leite ao preparado caso este esteja muito espesso.
Numa travessa ou saladeira juntar esparguete e o preparado. No prato polvilhar com cebolinho e queijo ralado.
É um prato simples mas como disse antes o ponto crítico está entre a cozedura da massa e o preparado líquido.

*Regra básica: 5 partes de massa, 4 de natas e 3 de gema de ovo.

Sem comentários:

Enviar um comentário