terça-feira, 26 de março de 2013

Falsa tajine de frango com azeitonas, limão…


… e cuscuz.



A tajine é uma panela de barro com tampa cónica alta em forma de chaminé, e uma assa lateral, é originária do norte de África e usada também nos países árabes. As tradicionais são lindamente decoradas e ao retirar a tampa a base serve de prato. É próprio para cozeduras muito lentas. A indústria já os faz em cerâmica e metal. 


À falta de uma tajine, preparei o seguinte prato num tacho de fundo alto, desconheço o sabor que se obtêm com a tajine de barro, mas gostei do resultado no meu tacho, a seu tempo farei a devida experiência.
Devo acrescentar, que o prato mais característico das tajines é o frango com azeitonas e limão.

Ingredientes:

800 gr de frango, 175 de azeitonas verdes, 50 cl de caldo de galinha, 25 gr de manteiga, 1 limão, tomilho, azeite, vinho tinto, sal e pimenta q.b.

Marinada

1 cebola raspada ( isso mesmo, num raspador de queijo) 10 gr de gengibre raspado fresco, ½ de coentros (na sua falta utilizei salsa picada), 3 dentes de alho finamente picados, ½  limão, açafrão , sal, pimenta, azeite. Reservei no frio durante 12 horas.

Preparação

Num tacho de fundo alto, adicionei um fio de azeite e 25 gr de manteiga. Fiz um puxado em lume forte com os bocados de franco cortados normalmente até alourar. De seguida adicionei a marinada, deixei uns minutos e cobri o frango com água, após levantar fervura juntei o tomilho fresco ou seco, corrigi os temperos e cozi em lume brando durante 40 minutos. Próximo do fim acrescentei um fio de vinho tinto, só para reduzir o cheiro do gengibre que me incomoda, adicionei as azeitonas e o sumo de meio limão. Deixei ao lume lento mais 10 minutos.

Servi acompanhado de cuscuz. 

2 comentários:

  1. Bom dia,
    Muito obrigado pela sua visita ao meu espaço, que me permitiu conhecer este.
    Gostei de ver esta semi-tajine "de fusão", eu sou um "marroquino" apaixonado.
    Só um reparo técnico na descrição da tajine-objecto: a tampa não é furada, às vezes parece pela forma da pega mas não há orifício nenhum que faria perder o efeito estufa-forno das tajines.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela correcção Luís Pontes. De facto as que vi há longo tempo eram de cerâmica e fiquei com a ideia de existir um orifício na tampa. Naquela altura a tajine era algo totalmente desconhecido para mim. E de facto um orifício na tampa impediria o efeito estufa, toda vez que se destina a cozeduras a lume lento, por tanto longas. Obrigado e um grande abraço.

    ResponderEliminar