domingo, 24 de fevereiro de 2013

Chili de carne

… com feijão vermelho.


 Já não vai a tempo do almoço mas fica a sugestão para o jantar.



Esta receita é inspirada noutra duma bloguer brasileira cujo endereço aqui deixo http://elise-saladamista.blogspot.fr/2011/05/minha-receita-de-chilli.html , receita que por sua vez é de forte inspiração mexicana, embora menos extensa nos ingredientes. De qualquer modo para primeira experiência correu muito bem e recomendo, até porque é de fácil elaboração e económica.

Os ingredientes 

1 lata de 500 gr de feijão vermelho, 400 gr de carne moída, 1 cebola, 1 pimento amarelo, 2 dentes de alho, 1 colher de sopa de massa de tomate, 1 malagueta, mozzarella, salsa, manjerona, cebolinho, azeite, sal, pimenta, 2 colheres de sopa de farinha maizena e um fio de vinho tinto.


A preparação


Refoguei a cebola até adquirir o aspecto translúcido e adicionei o pimento, a malagueta e o alho esmagado no almofariz ao qual juntei umas pedras de sal grosso e pimenta em grão para obter uma pasta. Deixei refogar e juntei a colher de sopa de massa de tomate diluída em água. Envolvi, adicionei mais água e deixei levantar fervura adicionando logo de seguida a carne. Envolvi e nivelei com água e deixei cozer em lume lento. Normalmente costumo refogar as carnes, mas neste caso, segui a receita de referência.

Aparte aqueci o feijão em lata na sua calda.

No fim da cozedura da carne juntei a salsa a manjerona e o cebolinho, secos, por impossibilidade de os encontrar frescos e um pouco de vinho tinto, e ficou em lume brando uma hora aproximadamente.
No fim deste tempo adicionei o feijão, deixei levantar fervura e para engrossar    juntei duas colheres de sopa de farinha de milho maizena.

Servi polvilhado com queijo mozzarella ralado.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Mousaka


…lasanha grega.

Este prato foi uma agradável descoberta. Tratasse da versão grega da lasanha italiana que utiliza beringela cortada finamente longitudinalmente, em vez da massa tradicional e vez de carne moída de porco leva carne de carneiro moída. Bom, eu fiz com carne de porco moída.

Os ingredientes

500 gr de carne moída, 150 gr de queijo mozarella, 1 beringelas, 2 batatas, 1 tomate grande e maduro, 1 cebola, 3 dentes de alho, 600 ml de molho bechamel, 1 colher de café de massa de tomate, 1 caldo de carne, azeite de oliva, sal, pimenta moída de fresco, cominhos, 2 folhas de louro, um fio de vinho tinto, água, salsa, e o ingrediente secreto: ras el hanout.

A preparação

Lavar, secar e laminar as beringelas finamente no sentido longitudinal. É fácil: cortar a beringelas em dois, coloca a face cortada sobre uma tábua de cozinha e com uma faca de cozinha grande e bem afiada, começar a laminar de cima para baixo lentamente para obter fatias de 3 mm homogéneas. Temperar com sal e reservar uma hora de confeccionar o prato.

De seguida tratar da carne. Picar finamente as cebolas e os alhos e diluir um caldo de carne em água. Numa sertã verter azeite para fazer um repuxado, deixar aquecer e juntar uns grãos de cominho e deixar fritar um pouco, de seguida adicionar a cebola o alho e refogar ao gosto. Juntar a carne e evolver até perder a cor do cru. Adicionar o caldo de carne a pasta de tomate e refrescar com azeite se for necessário. Temperar com pimenta moída de fresco, sal e o ras el hanout. Refogar em fogo lento após ter levando fervura até estar no ponto.

Fazer o molho bechamel.

Numa sertã com um pingo ou dois de azeite, grelhar ligeiramente as beringelas de ambos lados, justo até obter um ligeiro dourado e reservar.

Descascar as batatas e laminá-las.

Limpar os tomates de pele e grainhas e cortar aos cubos.

A montagem do prato

Numa travessa adicionar um pouco de bechamel no fundo e de seguida uma camada de beringelas, outra de carne e uma batata e tomate aos cubos. Cobrir de bechamel. Adicionar  carne, beringela bechamel e o queijo.
Levar ao forno micro ondas durante 30 minutos a 220 º. No fim dar-lhe 3 a 4 minutos de grill.

Acompanhar com uma salada de alface risada, tomate cereja temperada com vinagreta e uns pingos de mel.

Guacamoles mexicanos…


…com sabor europeu.

Delícia mexicana apreciada pelo mundo inteiro, quase, nós portugueses não estamos familiarizados com esta iguaria, mas aqui em França é prezada para acompanhar ao aperitivo, é simples de fazer e económica.

Ingredientes: 1 Abacate maduro, 2 tomates cereja (facultativo), pimento vermelho, 1 malagueta pequena, 1 échalote, 2 colheres de sopa de sumo de limão, 1 colher de café de tandori (facultativo), um fio de azeite de oliva, sal e coentros frescos.

Esmagar o abacate com um garfo, limpar os tomates de pele e grainhas, picar a cebola o pimento e a malagueta finamente e envolver. Temperar com os restantes ingredientes e misturar de modo homogéneo. Prove o preparado, poderá ter de corrigir algum tempero. Coloque-o numa pequena malga, cubra com filme aderente e reserve no frio durante uma hora. Acompanhe com tostas mexicanas, chips, ou se preferir com tostas de pão. Lembre-se que é para acompanhar com o aperitivo antes da refeição.

No frio resiste até 24 horas, após este tempo começa a oxidar-se. 

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Papelote de salmão...

... com legumes.



Esta receita foi elaborada em forno microondas, não é o mesmo que o microondas normal, neste há ajuste de tempo e temperatura.
Os ingredientes para um papelote são simples e económicos, o salmão depende da época.

1 Tranche de salmão de 200 gr., 1 cenoura finamente laminada, ½ cabeça de funcho laminada, ¼ de cebola em meias luas, q.b. de pimento vermelho laminado, ½ curgete aos cubos, ¼ de beringela aos cubos, 3 folhas de aipo, azeite, sal, pimenta, tomilho fresco e limão ao gosto.

Preparação
Sobre uma folha de papel vegetal de 40x40 cm dispor os ingredientes: funcho laminado, salmão em cima e ladear com a curgete e beringela aos cubos, temperar com umas de pedra de sal e colocar o tomilho em ramo sobre o salmão. Sobre este, a cebola, a cenoura o pimento e as folhas de aipo. Temperar de novo com sal, um fio de azeite, umas gotas de limão e pimenta moída de fresco.
Com outra folha de papel do mesmo diâmetro, colocá-la sobre o preparado e enrolar ambas as folhas para o interior.

Levar ao forno durante 45 minutos a 220º. 
Em forno normal à mesma temperatura bastará metade do tempo.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Regressa sempre a casa o bom filho?...

... sim, mas os maus também voltam.
Este extenso nome para blogue, surgiu numa formação que fiz há uns anos em Aveiro. Inicialmente utilizei-o para um e-mail e agora a falta de ideias para um novo blogue, que ando a congeminar há dois anos, decidi então deitar mão deste a ver o que dá. 
A pesar dos meus blogues não terem tido uma longa vida, eu sou um grande fã desta rede social, aqui tenho encontrado muita informação útil, como  inútil também, mas basicamente boa informação de quem gosta de partilhar publicamente o que sente e o que sabe. Tendo eu também o gosto em partilhar aquilo que acho ter alguma utilidade a quem procura, decidi ao fim de dois anos sem blogar, criar este novo espaço onde espero deixar ao visitante alguma valia, ao mesmo tempo, que desfruto do prazer de publicar e partilhar.